A lógica fascista da mentira climática

Publicado por: Feed News
15/10/2024 11:37:03
Exibições: 42
Cortesia Editorial Arquivo
Cortesia Editorial Arquivo

Da Tempestade aos Stormtroopers

 

11 de outubro de 2024Oct 11, 2024

Hoje, nossos fascistas americanos culpam os meteorologistas pelos furacões e atrapalham a resposta do governo. Amanhã eles culparão os cientistas do clima pela mudança climática e deportarão seus inimigos de escolha. E depois de amanhã não haverá democracia nem país, apenas uma política de impotência e uma catástrofe fascista.

 

Trump e Vance estão nos ensinando que o governo não pode fazer nada além de nos colocar uns contra os outros. Eles fazem isso espalhando desinformação sobre assuntos críticos como furacões, para que as pessoas desprezem e perturbem o governo, a única instituição que pode ajudar. Isso é política de impotência, e leva ao fascismo. 

 

Na política da impotência, nada é verdadeiro exceto nossas emoções, e assim não podemos ver as fontes dos problemas, e não esperamos realmente resolvê-los. Uma vez que aceitamos que o governo é inútil, respondemos à crise nos voltando uns contra os outros. A política então começa não a partir da melhoria da vida em conjunto, mas escolhendo um inimigo interno. 

 

Isso é muito confortável para os políticos impotentes, que governam não abordando problemas, mas definindo inimigos. 

Quando há um problema real, eles definirão inimigos. Quando não há um problema real, como com os animais domésticos de Springfield, Ohio, eles também definirão inimigos. Do auge da política, eles usam seus talentos para nos virar uns contra os outros. Então esquecemos o que o governo democrático fez por nós e nos acostumamos a esse novo padrão de sofrimento, queixa e conflito.

 

Em um regime de impotência Trump-Vance, a América muda então para o fascismo, no qual não é mais a lei que importa, mas o povo, mas apenas o povo que é "o povo real", o Volk , aqueles que acreditam que são favorecidos por seu Líder. A política não é mais o governo agindo para eles, mas sim eles agindo para seus governantes, seguindo a cripta de nós-e-eles . A energia política que antes era resolvida como política agora se espalha como inimizade.

 

A política da impotência favorece o fascismo de outra forma. Quando não acreditamos mais na lei e na democracia, ainda queremos que as coisas sejam feitas, pelo menos para nós mesmos. E então teremos que encontrar alguma maneira de apelar ao Líder pessoalmente: pagando um suborno a alguém, fazendo um favor especial. Contra o pano de fundo do conflito e do caos, é claro que seremos gratos quando qualquer coisa for feita por nós. " Eu sozinho posso consertar isso ", Trump vem nos dizendo há oito anos. Quando tudo está quebrado, isso se torna verdade, e nos tornamos peões bajuladores.

 

À medida que a Terra esquenta e as tempestades e secas pioram cada vez mais, Trump e Vance vão suprimir a ciência e culpar os cientistas. O plano de demitir todos os meteorologistas já está lá. O Projeto 2025 vai eliminar o Serviço Nacional de Meteorologia e fazer da mudança climática um assunto tabu dentro do governo federal. Esse cortejo direto à morte é em si bastante fascista.

 

Os americanos ouvirão que as "elites" do governo eram o verdadeiro problema. Em um regime de impotência política, não haverá solução — o que é tanto idiota quanto de partir o coração, porque a tecnologia para consertar o aquecimento global está logo ali na esquina. Poderíamos resolver esse problema e viver em um mundo muito melhor.

 

Em vez disso, à medida que a mudança climática piora, o fascismo também piorará. Esta é a política da catástrofe , que é para onde estamos indo em seguida. Quando enfrentamos um problema verdadeiramente existencial, e quando nossa política não é sobre política, mas sobre inimizade, culparemos as vítimas. 

 

Isso já começou. A mudança climática afeta primeiro as pessoas ao sul dos Estados Unidos. Nossa escolha de aquecer o clima garante mais tentativas de migração. E quando isso acontecer, os políticos da impotência vão culpar os migrantes. A resposta deles para tudo será a deportação 

 

E a tentativa de deportar milhões de pessoas, é claro, colocará os americanos uns contra os outros. O governo em um regime Trump-Vance será altamente disfuncional. Mesmo que não fosse esse o caso, não há órgãos no governo federal capazes de uma deportação na escala de milhões ou dezenas de milhões. A única maneira de organizar tal deportação em massa será convocar os cidadãos a denunciarem seus vizinhos e delegar dezenas de milhares de autoridades locais para a caça ao homem. E assim passamos da tempestade para os stormtroopers.

 

Nada disso é especulativo. É a leitura simples da campanha Trump-Vance. E nada disso é novo. Hitler também negou a ciência que teria resolvido os problemas básicos de sobrevivência; Hitler também promoveu a crise ecológica como uma razão para a guerra racial; Hitler também começou com deportações em massa de migrantes (em grande parte realizadas por um ator não governamental delegado para esse propósito, a SS). 

 

A lógica do fascismo é conhecida por nós pela história. E se não desviarmos os olhos, veremos como essa lógica pode se desenrolar no futuro. A história pode nos ajudar a ver, mas a história não fará o trabalho por nós . Precisamos fazer história nós mesmos, em nome de um futuro melhor. Isso está ao nosso alcance, se todos fizermos o que pudermos.

Publicado com permissão do autor. Publicado pela primeira vez em snyder.substack.com

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: